SOBRE

SOBRE O RALLY DA PECUÁRIA

O Rally da Pecuária® é a maior expedição técnica privada dedicada a aprofundar conhecimento quanto à pecuária nacional. Anualmente a expedição percorre as principais regiões produtoras do país, com o objetivo de interagir com os pecuaristas e avaliar as condições das pastagens a campo.

A interação com os pecuaristas e técnicos de campo é baseada na troca de informações. O Rally da Pecuária apresenta análises, tendências e conclusões obtidas a partir dos dados de campo e, em troca, os produtores preenchem os questionários ou respondem às entrevistas.

O Rally da Pecuária é realizado anualmente entre os meses do segundo e terceiro trimestre. Durante o percurso, previamente planejado para cada equipe, os técnicos da expedição visitam, aleatoriamente, propriedades agrícolas e conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores pecuaristas.

As entrevistas possuem o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total do rebanho, estratégias nutricionais, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade e da reprodução, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais. São avaliadas fazendas de cria, recria, engorda, confinamento e as diversas combinações de atividades.

Essas informações coletadas integram uma completa e extensa base de dados, utilizada para compor análises de mercado e embasar estudos sobre as atuais condições e perspectivas para a bovinocultura do país.

A relação entre o uso de tecnologia, aumento de produtividade e o impacto na rentabilidade das fazendas são os principais temas abordados nos eventos promovidos pelo Rally da Pecuária, ao longo da expedição.

Os dados de campo, entrevistas e pesquisas online ajudam a traçar tendências tecnológicas e diagnosticar os maiores desafios da pecuária nacional. Além das palestras durante a expedição, as informações ficam disponíveis para download gratuito para que os produtores possam ganhar eficiência e aumentar sua competividade.

O Rally da Pecuária, com apoio dos patrocinadores que acreditam e apostam no projeto, prima pela democratização das informações de campo. Todas as análises importantes aos produtores são devolvidas, anualmente, àqueles que preenchem o questionário e contribuem com a ampliação da base de conhecimento da pecuária.

Rally de 2017 até o momento

Rally de 2004 à 2016

RALLY 2016

Percorrendo a mesma quilometragem de 2015, a sexta edição do Rally da Pecuária inovou no quesito “eventos extras”. Parcerias com os patrocinadores e empresários locais, possibilitou multiplicar a quantidade de eventos a campo. Além dos 12 eventos oficiais, foram realizados outros 14 eventos a campo, que não estavam previstos. O público nos eventos chegou a 4.000 produtores e técnicos, o que possibilitou o preenchimento de 1700 questionários. Neste ano foram amostrados 300 pastos.

O destaque do ano foi a possibilidade de correlacionar as opções tecnológicas dos produtores com o nível de produtividade das fazendas. Essa correlação possibilitou melhorar a qualidade da informação que é devolvida aos produtores e técnicos do setor.

RALLY 2015

A quinta edição do Rally da Pecuária percorreu 63 mil km em 11 estados, incluindo agora o RS e AC. Foram 2000 produtores e técnicos em 15 eventos oficiais, além de outros 3 extraoficiais. Foram visitadas 114 fazendas e 340 pastos amostrados. O público preencheu ou respondeu 693 questionários.

Somando 4 edições com coletas metodológicas de informações a campo, foi possível analisar a curva de intensificação média do público, possibilitando quantificar, pela primeira vez, o ritmo de concentração das fazendas de corte no Brasil. A partir da edição de 2015, os dados do Rally da Pecuária possibilitariam conclusões mais assertivas em relação ao comportamento do público e tendências tecnológicas.

RALLY 2014

Para adequar a expedição ao primeiro semestre do ano, a edição de 2013 foi suspensa e retomada em 2014.

A quarta edição do Rally da Pecuária foi marcada pela grande intensidade das atividades, com a condução conjunta do projeto Rally do ABC (Agropecuária de Baixo Carbono). Ao longo dos 55 mil km percorridos, o Rally mapeou e fotografou pastagens em 169 municípios de 9 estados. Mais de 320 pastos foram amostrados, com uma metodologia mais completa. Foram visitadas 90 fazendas e 420 produtores foram entrevistados nos 12 eventos de campo.

Além do relatório sobre as condições do plano e programa ABC, apresentados oficialmente ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pode-se destacar a possibilidade de apresentar, pela primeira vez, a conclusão de que a demanda tecnológica para aumentar a renda superaria a demanda tecnológica para atingir as metas ambientais.

Foram os dados obtidos pelo Rally da Pecuária que possibilitaram confirmar que o risco de sustentabilidade na pecuária é de ordem social, e não ambiental.

RALLY 2012

Com maior foco nas pastagens, a expedição somou 52 mil km percorridos em nove estados. Amostrou 470 pastos e visitou 97 fazendas. Em 12 eventos de campo, foram preenchidos 420 questionários em um público total de 1.600 produtores.

Nessa edição, os destaques foram o ritmo de implementação da integração lavoura e pecuária, observados dentre o público, e a ressalva de que apenas pequena parcela das áreas de pastagens estariam aptas a receber lavouras de alto desempenho.

Pela primeira vez, foi apresentada a curva de qualidade das pastagens do Rally da Pecuária, que possibilitou concluir que apenas 3% a 5% dos pastos precisariam de reforma, enquanto as demais áreas – geralmente reformadas pelos produtores – poderiam simplesmente passar por recuperação.

RALLY 2011

Em 2011, é formada uma parceria entre Agroconsult e Bigma Consultoria com o objetivo de retomar a expedição. Os conhecimentos acumulados no Rally da Safra, junto com a experiência de campo na pecuária permitiram a formulação de uma metodologia que fosse eficaz na coleta de informações a campo.

A expedição percorreu 45 mil km em nove estados, amostrando 400 pastos aleatórios e visitando 90 fazendas. Foram realizados 9 eventos de campo, com público total de 1.700 produtores. Foram preenchidos 430 questionários, possibilitando, pela primeira vez, traçar um perfil entre a situação dos produtores e a condição das pastagens a campo.

RALLY 2004

Realizada pela primeira vez em 2004, a expedição percorreu 22 mil km, visitando 30 fazendas e realizando 17 eventos a campo, que reuniram 850 produtores.

Apesar do sucesso, e da ótima receptividade do público, a expedição esbarrava na falta de metodologia para viabilizar, estatisticamente, a coleta de informações da pecuária.

Com poucas perspectivas, os idealizadores resolveram suspender temporariamente a sua realização.