Rally da Pecuária chega a MT e percorre principais cidades produtoras de carne

Por Carol Silveira

Equipe 3 do Rally da Pecuária 2017, maior expedição técnica privada do Brasil, com foco na avaliação das condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras, segue para Mato Grosso. Após avaliar a região de Palmas (TO) e Redenção (PA), os técnicos irão para o Nordeste e Médio-Norte do Mato Grosso, percorrendo, entre outros municípios, Vila Rica, Canarana e Sinop, onde esta etapa se encerra no próximo domingo, dia 4.

Na terça-feira (06/06), continuam os trabalhos a campo com a Equipe 4, que segue visitando outras cidades do Estado. O trecho começa em Alta Floresta, onde acontecerá o evento “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”, às 19h, no Zú Centro de Eventos. Depois, os técnicos vão para Cotriguaçu e Juína e finalizam a etapa em Vilhena (RO).

As equipes retomam as atividades de campo após uma semana de baixa movimentação do mercado. “Estamos reavaliando o cenário da pecuária de corte e revendo projeções que divulgaremos posteriormente aos produtores, inclusive aos que participaram das duas primeiras etapas do Rally”, afirma Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição.

Rally da Pecuária 2017 teve início em 08 de maio no Rio Grande do Sul, com a Equipe 1. Na sequência, a partir do dia 14, a Equipe 2 percorreu o Oeste e Norte do Paraná, o Oeste de São Paulo e chegou ao Triângulo Mineiro. Nesse percurso, os técnicos realizaram quatro eventos oficiais e seis oficinas de produtividade.

Logística e metodologia

O Rally acontecerá até 18 de agosto, levando a campo 7 equipes que percorrerão cerca de 70 mil quilômetros em 11 estados responsáveis por 86% da produção de carne e 82% do rebanho nacional – Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Para coletar informações, as equipes utilizam levantamentos qualitativos pelo contato direto com produtores e lideranças regionais, e quantitativos, por meio de amostragem de pastos, índices zootécnicos, composição do rebanho, estimativa de confinamento, sistema de gestão e produção permitindo uma avaliação consistente das produções e realidades regionais.

Estratégia em campo

Nesta edição, serão realizados 12 eventos para produtores e profissionais do setor e 10 “oficinas da produtividade”. O Rally da Pecuária inovará no formato dos eventos e profissionais da Agroconsult e das empresas patrocinadoras irão interagir com o público presente, formado por produtores e técnicos do setor, para gerar debate sob o tema “Produtividade e eficiência: o que era diferencial agora é sobrevivência”. Estatísticas e análises dos dados levantados das últimas edições indicam tendências preocupantes para os players do mercado pecuário. Essas tendências, e as melhores alternativas para os produtores se anteciparem a elas, serão exploradas também ao longo dos eventos.

Outra novidade é a apresentação de análises econômicas que, pela primeira vez, serão exclusivamente elaboradas a partir dos dados do público entrevistado em anos anteriores. O grau de democratização das informações geradas pelo projeto será bem maior, com análises inéditas.

A expedição é organizada pela Agroconsult e patrocinada por Banco Santander, Boehringer Ingelheim Saúde AnimalDow AgroSciencesDSM/TortugaFertilizantes HeringerJBSPhibro Animal Health e Volkswagen, com apoio da ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne), AgrosatéliteFIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo) e GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável).

Fonte da Notícia
O Documento

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário