Maior expedição técnica privada do Brasil, o Rally da Pecuária 2015 vai a campo com a proposta de realizar, in loco, um levantamento completo das áreas de cria, recria, engorda e confinamento em território nacional. Ao todo, seis equipes técnicas vão percorrer, a partir do dia 26 de abril, cerca de 60 mil quilômetros, visitando propriedades nos Estados de Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre. A largada com a equipe 1 será no município de Passo Fundo (RS) e a última parada com a equipe 6 será em Rio Branco (AC).
Nas visitas, os grupos vão avaliar condições da bovinocultura nas principais regiões produtoras, por meio de mapas e fotografias de pastagens.
“O objetivo é obter informações sobre homogeneidade do pasto, volume de massa, população de plantas, altura do capim, presença de erosão, plantas invasoras, além de um histórico de utilização destas pastagens relatado pelos pecuaristas”, ressalta Maurício Palma Nogueira, coordenador da expedição.
Segundo ele, também serão realizados 13 encontros, dos quais cinco do Circuito Rural de 2015, ocasião em que serão discutidas as tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária.
“Em encontros agendados com cerca de 120 pecuaristas, os técnicos do Rally farão entrevistas qualitativas e quantitativas para levantar, entre outros dados, áreas de pastagens e de agricultura em cada propriedade, total do rebanho de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo sanitário e de pastagens e comercialização de animais”, pontua Nogueira.
Com base nos dados apurados pela expedição do ano passado, Nogueira garante que o nível de tecnologia dos pecuaristas visitados tem aumentado. “Trata-se da cabeceira dos produtores. Eles conseguem quase o dobro da produtividade média nacional.”
EDIÇÃO ANTERIOR
Em 2014, cinco equipes técnicas do Rally da Pecuária visitaram propriedades em 169 municípios, em nove Estados responsáveis por mais 75% do rebanho bovino nacional e 85% da produção de carne. Além de entrevistarem cerca de 120 pecuaristas, foram realizados 12 eventos regionais.
No ano passado, a expedição apontou um aumento de 6,4% no volume de animais confinados no Brasil, de 4,38 milhões de animais, em 2013, para 4,66 milhões de cabeças.
O Rally da Pecuária é realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira (SRB), com apoio da Federação da Indústria do Estado de São Paulo (Fiesp), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), entre outras empresas e entidades.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição podem ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br.
Por equipe SNA/SP