Produção de carne bovina norte americana em queda

Por Maurício Palma Nogueira

Em 2023, a produção de carne bovina norte americana deve recuar entre 800 a 900 mil toneladas. Essa queda projetada pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) equivale a quase 8% da produção brasileira de 2022.

As exportações, ainda de acordo com dados do USDA, devem recuar entre 200 a 250 mil toneladas. As projeções de importações indicam estabilidade em relação a 2022.

Nesse cenário, caso as importações não aumentem, a disponibilidade per capita de carne bovina nos EUA recuará 600 mil toneladas ou quase 2 kg por habitante em 2023. No decorrer do ano, os números projetados para exportações e/ou importações pelos norte-americanos serão revisados. 

Seja exportando menos ou importando mais do que o estimado pelo USDA, é bem provável que os Estados Unidos abram um espaço maior a ser disputado pelo Brasil no mercado global.

Atenção: O objetivo das informações divulgadas neste espaço é apresentar nossos serviços por meio de conteúdos que possam ser úteis aos interessados. Análises mais aprofundadas, ou discussões sobre os assuntos, são restritas aos clientes da Athenagro. Dúvidas e sugestões poderão ser enviadas no email athenagro@athenagro.com.br. Basta colocar a palavra “Pauta” em assunto. Se houver possibilidade, as sugestões serão divulgadas neste espaço ou enviadas diretamente aos produtores e técnicos que responderam os questionários do Rally da Pecuária.

Maurício Palma Nogueira é engenheiro agrônomo, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário