No dia 4 de maio, a Equipe 2 do Rally da Pecuária começou as atividades no Mato Grosso do Sul. Enquanto técnicos em três carros visitavam fazendas para entrevistas e amostragens no sentido de Água Clara e de Rio Verde, outro grupo visitava a sede da Novilho Precoce para conversar com pecuaristas.
O primeiro evento em Campo Grande foi realizado em parceria com a Novilho Precoce e apoio da Famasul. Os pecuaristas lotaram o auditório da entidade onde os técnicos apresentaram a programação de palestras do Rally. Após as palestras, houve apresentação de Carlos Furlan, presidente da Novilho Precoce e premiação do Show da Carcaça, organizado pela entidade. Nilton Pickler, presidente da Famasul, fez a abertura do evento, que contou ainda com a presença de diversos pesquisadores da Embrapa Gado de Corte, incluindo Cleber de Oliveira Soares, o atual chefe-geral da unidade.
Ainda em Campo Grande, o Rally da Pecuária participou do primeiro evento extra do projeto. Uma parceria entre o Rally da Pecuária e o Confinar uniu forças ampliando o impacto de ambas as iniciativas. O questionário padrão do Rally da Pecuária foi aplicado no evento, que contou com uma palestra do coordenador da expedição, o engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueira, da Agroconsult.
O coordenador do Rally falou das mudanças que os produtores vêm implementando na pecuária, os objetivos da expedição e os benefícios econômicos com a adoção das tecnologias desenvolvidas e disseminadas pelos patrocinadores. A parceria entre Rally da Pecuária e Confinar foi extremamente positiva e mostrou que a união de boas iniciativas traz muitos benefícios para a pecuária.
Nos dois últimos dias no estado, as equipes amostraram pastagens e visitaram produtores em Aquidauana, Miranda, Bodoquena, Sidrolândia, Nova Alvorada, Nioaque, Dourados e região.
No dia 7 de maio acontecem em Dourados o primeiro Circuito Pecuário, projeto idealizado
pela Sociedade Rural Brasileira e implementado em parceria com o Rally da Pecuária. Diferente dos eventos padrão, o Circuito envolve uma tarde toda com palestras dos organizadores e patrocinadores do projeto.
Com apresentações muito curtas e objetivas, representantes da Agroconsult, Sociedade Rural Brasileira, Phibro, Dow AgroSciences, Fertilizantes Heringer, Banco do Brasil e Volkswagen falaram com os pecuaristas e técnicos sobre as tendências e benefícios da implementação tecnológica nas propriedades. Lúcio Damalia, presidente do Sindicato Rural de Dourados, participou do debate e fez a abertura do primeiro Circuito Pecuário. O sindicato apoiou o Rally da Pecuária e cedeu o espaço para o encontro.
Somando as diversas iniciativas, o número de produtores em contato direto com o Rally da Pecuária no estado do Mato Grosso do Sul passou de 800. Ao final da etapa de campo, a coordenação do Rally da Pecuária ainda enviará aos pecuaristas do estado um resumo sobre o que foi visto ao longo da expedição. Reforçando que os produtores que não puderam comparecer, ainda podem participar preenchendo o questionário do Rally da Pecuária no site pelo link Questionário do Rally da Pecuária.
Àqueles produtores que responderem o questionário, enviaremos o relatório completo ao final do projeto, com informações mais abrangentes em relação àquelas que serão divulgadas publicamente na Fiesp, no início de julho.
No dia 8 de maio, a Equipe 2 se deslocou para Presidente Prudente, onde passou o bastão para a Equipe 3, que se estenderá até Goiânia, próxima cidade a receber o evento Circuito Pecuário.
Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o Rally da Pecuária 2015 é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial
Locais e datas de eventos:
- Goiânia (GO) 4ª feira, 20 de maio
- Araguaína (TO) 2ª feira, 25 de maio
- Redenção (PA) 5ª feira, 28 de maio
- Alta Floresta (MT) 3ª feira, 2 de junho
- Juara (MT) 6ª feira, 12 de junho
- Ji Paraná (RO) 2ª feira, 15 de junho
- Rio Branco (AC) 5ª feira, 18 de junho