Pecuaristas da região do centro de Rondônia participam de palestras, visitas técnicas e entrevistas realizadas pelo Rally da Pecuária em Ji-Paraná, cidade situada a cerca de 370 quilômetros da capital Porto Velho. O evento aconteceu na noite de segunda-feira (6) no Parque de Exposições Herminio Victorelli. Rondônia é décimo estadoa ser visitado pela equipe que ainda deve passar pelo Acre.
O Rally da Pecuária é uma expedição técnica realizada por grupo particular que, dividido em sete equipes, passam por 11 estados, considerados os principais pólos pecuaristas do Brasil e que representam cerca de 90% da produção de carne bovina. No total, serão percorridos pelas sete equipes, mais de 60 mil quilômetros.
Rondônia é a penúltima parada da expedição, que se encerra no Acre, no dia 10 de junho, e já passou pelo Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Pará. Durante o trajeto os participantes colecionam histórias.
“Uma das coisas interessantes dessa expedição é conhecer tanta gente diferente e ter o contato com quem construiu essas regiões”, conta o engenheiro agrônomo Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally.
A expedição, que é considerada a maior do país, está em sua 6ª edição. Cada uma das sete equipes é composta por 15 pessoas, e ao total envolveu cerca de 200 profissionais, que visitam fazendas avaliando as condições da bovinocultura em cada região.
“É uma grande experiência participar dessa expedição, pois nós vamos a fundo para descobrir como realmente está o cenário da pecuária nacional, saindo da tela do computador para enxergar pessoalmente e colocar a mão na massa”, diz Igor Sokoloski que participa pela segunda vez.
As condições dos pastos são avaliadas e informações do mercado, como perspectiva, cenário e preços, são repassadas aos produtores. Os técnicos fazem entrevistas qualitativas e quantitativas e, assim, produzem um levantamento sobre a pecuária em cada estado visitado.
“A gente tem encontrado um público muito atento à tecnologia, empenhados em melhorar a produção e preocupados com temas como produtividade e gestão de negócio. E nós apresentamos informações para os pecuaristas que hoje não estão disponíveis”, afirma Maurício.
Durante a passagem por Ji-Paraná, o grupo realizará 13 eventos, apresentando soluções tecnológicas para os pecuaristas, abordando os principais temas da pecuária de corte.
A Associação Rural de Rondônia (ARR) é quem vai recepcionar a expedição. Para o secretário da ARR, Sergio Ferreira, os trabalhos realizados pela equipe são muito importantes, pois apresenta um panorama geral de como está a pecuária. “É uma apanhado geral mais próximo da nossa realidade. Vemos o que temos de positivo e também onde ainda temos que melhorar. E estas informações são buscadas no campo, esse é o diferencial”, afirma Ferreira.
Fonte da Notícia
G1