Evento do Rally da Pecuária em Presidente Prudente reúne maior público de todas as edições

A Equipe 3 do Rally da Pecuária iniciou as atividades com a responsabilidade de coordenar o evento mais lotado, dentre todas as edições do Rally da Pecuária. Com espaço útil para 290 pessoas no auditório, o evento recebeu 365 participantes, entre pecuaristas, técnicos e profissionais do setor.

O debate em Presidente Prudente confirmou uma observação que a Equipe 2 já havia feito durante visitas e amostras, enquanto se deslocava do Mato Grosso do Sul para Presidente Prudente. O produtor da região está mais atento à suplementação e manejo das pastagens, o que foi comprovado pela composição dos lotes e nos cochos observados pela equipe.

O nível de questionamento dos produtores comprovou a eficácia do modelo elaborado para a condução dos eventos.  O debate foi focado nas questões relacionadas às pastagens, como controle de invasoras, correção e fertilização para evitar o processo de degradação e recuperar a produtividade. Também foram discutidas as estratégias de suplementação do rebanho e as alternativas de financiamento para implementar a propriedade tecnologicamente. O debate informal foi bem proveitoso entre o público, a Agroconsult e os representantes das empresas patrocinadoras do projeto.

No dia seguinte, a Equipe 3 fez visitas e amostragens ainda na região de Presidente Prudente. Um dos destaques foi a visita ao confinamento da Agropecuária Vista Alegre, em Presidente Bernardes. Para 2015 a expectativa da direção é aumentar para 35 mil cabeças terminadas no cocho. Em 2014 foram 27 mil cabeças. Com estrutura mais arrojada em relação à média dos confinamentos, a direção garante a eficiência pela nutrição e controle operacional da execução da rotina. O controle financeiro é rígido e os investimentos são feitos diante de planejamento prévio e análise de retorno econômico, evitando aumentos nos custos de produção.

No domingo, a equipe foi recebida por três pesquisadores que fazem doutorado na Apta, de Colina (SP). O trabalho da Apta tem sido destaque na pecuária pela proximidade da pesquisa com o setor privado, além da agilidade de seus quadros em apresentar soluções e debatê-las com o setor produtivo. Na visita, os integrantes da equipe conheceram um pouco mais sobre o trabalho e os projetos realizados em Colina.

De Colina, a Equipe 3 seguiu para Uberaba, onde foi realizado mais um evento da quinta edição do Rally da Pecuária.

Os produtores que não puderam comparecer aos eventos ainda podem participar preenchendo o questionário no site pelo link: https://goo.gl/Ryzlel  . Àqueles produtores que responderem o questionário, será enviado relatório completo ao final do projeto, com informações mais abrangentes em relação divulgadas na Fiesp, no início de julho.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o Rally da Pecuária 2015 é patrocinado por Dow AgroSciencesVolkswagenFertilizantes HeringerPhibro Animal HealthBanco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Locais e datas de eventos:

  • Goiânia  (GO)                               4ª feira, 20 de maio
  • Araguaína (TO)                             2ª feira, 25 de maio
  • Redenção (PA)                             5ª feira, 28 de maio
  • Alta Floresta (MT)                         3ª feira, 2 de junho
  • Juara (MT)                                    6ª feira, 12 de junho
  • Ji Paraná (RO)                              2ª feira, 15 de junho
  • Rio Branco (AC)                           5ª feira, 18 de junho
Compartilhe este artigo

Deixe um comentário