Goiás segue com fartura de pastagens na entrada do período de entressafra

A Equipe 3 do Rally da Pecuária entrou em Goiás pela região Sul do Estado, vinda de Uberaba. No dia 12 de maio foi feito o segundo evento extra da expedição, num encontro com produtores em Santa Helena, no Confinamento São Lucas. Com palestras da Agroconsult e dos técnicos e consultores do Confinamento São Lucas, o evento extra se estendeu das 15h30 h às 17h ao ar livre e em ambiente descontraído e informal.

Durante toda a tarde, a equipe do Rally da Pecuária e os pecuaristas presentes ao encontro visitaram as instalações do confinamento e discutiram estratégias de parceria para aumento da lotação nas fazendas e terceirização de uma das etapas mais delicadas na produção de carne: a terminação em confinamento. A Equipe 3 seguiu para Goiânia e concluiu as atividades. No dia 20, a Equipe 4 retomou o trabalho do Rally da Pecuária, começando com o segundo Circuito Rural, realizado na FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Goiás). O encontro reuniu cerca de 110 pessoas, sendo 60 pecuaristas. Com um amplo debate, o Circuito atendeu o objetivo de levar informações mais abrangentes relacionadas às soluções propostas pelos patrocinadores.

Seguindo para o Norte do Estado até São Miguel do Araguaia, a qualidade das pastagens chamou a atenção dos técnicos da Equipe 4. A lotação menor dos pastos – o que também reflete na baixa oferta de animais para abate – aliada ao prolongamento do período de chuvas, sugere condições propícias às estratégias mais bem elaboradas para terminação de animais a pasto. Com o custo mais baixo dos grãos e dos farelos proteicos é de se esperar que o aumento da terminação em semi confinamento seja significativo no Norte do Estado. Alguns produtores, inclusive, relataram a disposição em engordar matrizes vazias para descarte adotando essas estratégias.

Também foram visitados pecuaristas focados na produção de tourinhos. Vale destacar o trabalho de alta qualidade e profissionalismo com que os produtores estão baseando a sua oferta de animais ao mercado. Com algumas amostragens e visitas a pecuaristas no dia 23 de maio, a Equipe 4 se despediu de Goiás e seguiu rumo ao Tocantins. Os produtores que não puderam comparecer aos eventos ainda podem participar preenchendo o questionário no site pelo link Questionário do Rally da Pecuária.  Àqueles produtores que responderem o questionário, será enviado relatório completo ao final do projeto, com informações mais abrangentes em relação às divulgadas publicamente na Fiesp, no início de julho.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o Rally da Pecuária 2015 é patrocinado por Dow AgroSciences, Volkswagen, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Banco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo  www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Locais e datas de eventos:

Alta Floresta (MT) 3ª feira, 2 de junho

Juara (MT) 6ª feira, 12 de junho

Ji Paraná (RO) 2ª feira, 15 de junho

Rio Branco (AC)  5ª feira, 18 de junho

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário