Rally da Pecuária marca presença no Rio Grande do Sul

O Rally da Pecuária chega ao Rio Grande do Sul pela primeira vez e marca presença com evento em Santa Maria. Cerca de 100 pessoas entre produtores e profissionais do setor assistiram a um modelo diferente de apresentação. Técnicos da expedição e patrocinadores falaram sobre o cenário, as tendências e as soluções tecnológicas para a pecuária moderna.

O Rio Grande do Sul é um dos estados de maior importância na pecuária do país. Não apenas pelo tamanho do rebanho, em torno de 13 milhões de cabeças, mas também pela particularidade dos sistemas de produção. Com a adoção de pastagens de inverno e com o uso de integração com agricultura há anos, o período de safra ocorre quando é entressafra no restante do país. O inverno do Estado é chuvoso e a alternativa que sobra aos produtores é adotar as pastagens de inverno. As perenes, ou de verão, também seguem características típicas do Rio Grande do Sul. Usam muitos campos nativos em sistemas de produção, que podem incluir programas de melhoria destes campos. Os produtores adotam cada vez mais esses sistemas.

Outra estratégia que vem aumentando é o uso das gramíneas tropicais, com a inserção de pastagens mais usadas nas demais regiões: braquiárias, cynodons, panicuns. Um dos maiores problemas relatados pelos pecuaristas do Rio Grande do Sul é a presença do capim annoni, planta invasora agressiva e de má qualidade.

Em visitas e conversas com alguns produtores, foi possível confirmar a tendência geral do Estado de aceleração da terminação e adoção de sistemas de produção cada vez mais sofisticados. Principalmente na terminação, o produtor gaúcho está ciente que sua situação é até um pouco mais delicada se comparada com outros estados. Com a oferta de bezerros mais adaptados para produção de carne de alta qualidade, o comprador de bezerros ou terneiros no Rio Grande do Sul sabe que cada vez mais enfrentará concorrência de grandes projetos que demandam estes animais em outras regiões. Bovinos das raças angus e hereford são os mais procurados para os projetos de carne de qualidade.

Evento

Uma novidade do novo modelo no evento do Rally da Pecuária foi o espaço dado para um produtor apresentar breve relato sobre como melhorou o pacote tecnológico de sua fazenda. Ele contou que adotou processos permitidos pelos recursos do programa ABC (Agropecuária de Baixo Carbono). O relato enriqueceu e reforçou o recado dos técnicos das empresas que coordenam e patrocinam a expedição.

Apesar das particularidades dos sistemas de produção, o pecuarista gaúcho foi muito receptivo às informações apresentadas no evento de Santa Maria. Assim como ocorre em todo o Brasil, a pecuária de corte não está mais admitindo a baixa tecnologia. A figura 1 mostra o gráfico de resultados estimados em reais por hectare/ano para o Estado, à medida que se aumenta o pacote tecnológico.

A inserção do Rio Grande do Sul no projeto em 2015 foi considerada um sucesso pelos coordenadores do projeto e representantes dos patrocinadores. A partir dos próximos anos, o objetivo é aumentar a permanência no Estado com uma metodologia diferenciada, elaborada especificamente para analisar a diferente realidade das pastagens na região.

No Estado, o Rally da Pecuária contou com a parceria local do Sindicato Rural de Santa Maria, que cedeu o espaço do evento e ajudou a divulgar. A coordenação do Rally agradece também os diversos técnicos, associações e empresas que compraram a ideia do projeto, fazendo com que a edição de 2015 começasse com o pé direito em uma região onde o levantamento técnico foi pela primeira vez.

Realizado pela Agroconsult em parceria com a Sociedade Rural Brasileira, o Rally da Pecuária 2015 é patrocinado por Dow AgroSciencesVolkswagenFertilizantes HeringerPhibro Animal HealthBanco do Brasil, com apoio da FIESP, AgroSatélite, AgroIpes, Associação Nacional dos Confinadores (ASSOCON) e Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria  e www.facebook.com/rallydapecuariaoficial

Próximos eventos:

Umuarama (PR)                                 4ª feira, 29 de abril – HOJE

Campo Grande (MS)                           2ª feira, 4 de maio

Dourados (MS)                                   5ª feira, 7 de maio

Presidente Prudente (SP)                    6ª feira, 8 de maio

Uberaba (MG)                                     2ª feira, 11 de maio

Goiânia  (GO)                                     4ª feira, 20 de maio

Araguaína (TO)                                   2ª feira, 25 de maio

Redenção (PA)                                   5ª feira, 28 de maio

Alta Floresta (MT)                               3ª feira, 2 de junho

Juara (MT)                                          6ª feira, 12 de junho

Ji Paraná (RO)                                    2ª feira, 15 de junho

Rio Branco (AC)                                  5ª feira, 18 de junho

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário