Falei há pouco com um velho conhecido meu, Maurício Nogueira, diretor da Agroconsult. É que vai começar o Rally da Pecuária 2016, e a primeira turma parte já no dia 11 próximo. “No total, serão sete equipes técnicas que visitarão 11 Estados (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre)”, informa Nogueira. A Agroconsult organiza tudo.
E atenção: “O Rally é planejado para visitar regiões com a maior densidade de bovinos, de acordo com dados do IBGE e com imagens geradas pela Agrosatélite, empresa do grupo Agroconsult. Os 11 estados visitados respondem por mais de 83% do rebanho bovino e 90% da produção nacional de carne”, observa Nogueira. Segundo ele, técnicos do Rally conduzirão entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade do rebanho. Também uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais, e levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento.
No total, serão 60 mil quilômetros percorridos. Haja fôlego. Seguramente, posso afirmar que é o rally da pecuária mais completo do Brasil. Eu mesmo me baseio em seus levantamentos para escrever várias reportagens aqui.
Fonte da Notícia
Revista Globo Rural