No evento, Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, falará sobre mercado, perspectivas e resultados esperados por nível de produção para cria, recria, engorda, ciclo completo e confinamento. Além dele, representantes dos patrocinadores da expedição – Banco do Brasil, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Merial, Dow AgroSciences e BM&FBOVESPA – abordarão temas que impactam nos resultados da pecuária de corte, como: importância e resultados com a melhoria da estratégia nutricional do rebanho; programas adaptados para melhorar a sanidade; correção, adubação e aumento da produtividade das pastagens; importância do controle de invasoras e pragas; garantia das margens com ferramentas de comercialização; estratégias financeiras e oportunidades de linha de crédito.
Os técnicos da Equipe 3 do Rally estiveram no Triângulo Mineiro na segunda-feira, em Rio Verde (GO) na terça-feira e chegaram ao Mato Grosso do Sul na quarta-feira, mapeando áreas em Cassilândia. Em campo, nas regiões de Campo Grande e Naviraí, eles conduzirão entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade do rebanho, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais, realizando levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento. Essa etapa terminará em Dourados no sábado, dia 30.
Com o intuito de gerar conhecimento e criar parâmetros que possibilitem aos pecuaristas ter mais eficiência e preservar a renda dos próximos anos, o Rally fará entrevistas com produtores e ampliará a pesquisa com consultores independentes e os alocados em empresas de insumos, técnicos e pesquisadores. “Assim como fazemos com produtores, nosso relatório será oferecido a esse público como contrapartida pelo apoio no preenchimento de questionário”, diz o coordenador do Rally da Pecuária, Maurício Palma Nogueira.
O relatório para os técnicos e produtores trará uma novidade esse ano: a comparação dos índices médios de produtividade da parcela com melhor desempenho com a média geral. Para garantir essa análise, será necessário repetir o desempenho de 2015, quando 700 produtores preencheram o questionário, que estará disponível também no www.rallydapecuaria.com.br
Uma nova metodologia que busca melhorar a qualidade das informações sobre a pecuária de corte brasileira também estará em campo, com visitas a cerca de 150 propriedades e pesquisas específicas. Nas pastagens, o foco será avaliar o índice de degradação e historiar o manejo nos últimos anos.
60 mil quilômetros
No total, serão percorridos cerca de 60 mil quilômetros, com a realização de 13 eventos para discutir tendências de mercado, cenários e iniciativas para aumentar a rentabilidade na pecuária, em tópicos como sanidade, nutrição, controle de invasoras, índices zootécnicos (reprodução), garantia da fertilidade do solo, qualidade das pastagens, estratégias de hedge, confinamento etc. Uma novidade desse ano é que, em 5 dos 13 eventos, acontecerá o Encontro Pecuária Eficiente, com programação mais abrangente (Campo Grande/MS, Goiânia/GO, Redenção/PA, Juara/MT e Rio Branco/AC). O Rally já percorreu, desde o dia 11 de abril, os estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais.
Realizada pela Agroconsult, a expedição é patrocinada por Banco do Brasil, Dow AgroSciences, Fertilizantes Heringer, Merial, Phibro Animal Health e Volkswagen, com apoio nacional da BM&FBOVESPA e DSM/Tortuga. Apoio institucional: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), 3rlab (laboratório de análises bromatológicas). Apoio regional: Famasul.
O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuariae www.facebook.com/rallydapecuaria.
ROTEIRO DO RALLY
Na sexta-feira será em Naviraí, onde após o evento a equipe pernoita na cidade e no sábado, dia 30 de abril, o final da etapa e o encerramento com dispersão será em Dourados. (Com informações da Ascom do Rally da Pecuária).
Fonte da Notícia
Navirai Noticias