SÃO PAULO – A Equipe 5 do Rally da Pecuária estará em campo a partir de amanhã, sábado (14.05), para avaliar áreas de pastagens e realizar com produtores na região de Goiânia. Os técnicos seguirão para Nova Crixás no mesmo dia e, no domingo, estarão em Porangatu. Na segunda-feira, a expedição deixa o Estado de Goiás e segue para o Tocantins, onde percorrerá as regiões de Gurupi e Araguaína.
Em Gurupi, o Rally realizará na 2ª feira, dia 16, às 19h, evento técnico para pecuaristas com palestra de Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, sobre mercado, e resultados esperados por nível de para cria, recria, engorda, ciclo completo e confinamento.
No campo, os técnicos do Rally conduzirão entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade do rebanho, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais, realizando levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento.
Com o intuito de gerar conhecimento e criar parâmetros que possibilitem aos pecuaristas ter mais eficiência e preservar a dos próximos anos, o Rally fará entrevistas com produtores e ampliará a pesquisa com consultores independentes e os alocados em empresas de insumos, técnicos e pesquisadores. “Assim como fazemos com produtores, nosso relatório será oferecido a esse público como contrapartida pelo apoio no preenchimento de questionário”, diz o coordenador do Rally da Pecuária, Maurício Palma Nogueira.
O relatório para os técnicos e produtores trará uma novidade esse ano: a comparação dos índices médios de produtividade da parcela com melhor desempenho com a média geral. Para garantir essa análise, será necessário repetir o desempenho de 2015, quando 700 produtores preencheram o questionário, que estará disponível também no http://www.rallydapecuaria.com.br
Uma nova metodologia que busca melhorar a qualidade das informações sobre a pecuária de corte brasileira também estará em campo, com visitas a cerca de 150 propriedades e pesquisas específicas. Nas pastagens, o foco será avaliar o índice de degradação e historiar o manejo nos últimos anos.
Fonte da Notícia
InfoMoney