Apesar da chuva irregular, pastagens do Pará apresentam boas condições

Xinguara, PA, 19/05/2016
Por Camila Turtelli*

 Apesar da chuva abaixo da média, as pastagens do Pará apresentam boas condições este ano, na avaliação dos técnicos da Equipe 6 do Rally da Pecuária. Os técnicos visitaram nesta quarta-feira (18) propriedades na divisa do Estado com Tocantins e se surpreenderam com as condições dos campos, apesar das ter chovido cerca de 50% a menos que a média histórica desde o início do ano na região. O motivo para a melhora das pastagens seria o uso de tecnologias de recuperação e manejo.

“Algumas fazendas têm combatido com bastante eficiência alguns problemas da região, como o capim-duro (planta invasora), e notamos que algumas áreas estão melhores do que no ano passado. É muito positivo o que vemos nas primeiras visitas”, afirmou Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult. “O pecuarista no geral está aprendendo mais a lidar com o clima e hoje faz um trabalho mais parecido com o do agricultor.” Uma das espécies usadas na região é o capim mombaça, que se adapta bem ao clima quente do Estado e tem apresentado bons resultados aos pecuaristas, que usam o insumo também para fazer silagem.

“Apesar das condições climáticas ruins, conseguimos ajustar a lotação e trabalhar melhor a carga animal nas pastagens”, afirmou o administrador da fazenda Espírito Santo, Frederico Augusto de Oliveira.

(*A repórter viaja a convite do Rally da Pecuária)

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário