Pecuarista do Pará vai confinar 27% menos

Xinguara, PA, 19/05/2016
Por Camila Turtelli*

O confinamento de gado será menor no Pará neste ano por causa dos preços altos do milho. No município de Xinguara, visitado ontem (18) pela equipe do Rally da Pecuária, a saca do cereal subiu mais de 70% desde o primeiro semestre do ano passado, de R$ 32 para R$ 55. O preço remunerador fez com que pecuaristas que cultivam o cereal dessem preferência para a venda a terceiros e caiu a oferta do grão para engorda do gado no cocho.

O administrador da fazenda Espírito Santo, Frederico Augusto de Oliveira, contou que o número de animais confinados este ano na propriedade caiu de 32.500 cabeças em 2015 para 23.800. A propriedade cultiva todo o milho usado na alimentação dos animais confinados, mas neste ano, além de colher menos por causa da seca que atingiu a região, parte da colheita foi vendida para outros consumidores. Como alternativa para potencializar o uso do milho, a fazenda reforçou a alimentação do rebanho com grão úmido, que aumenta em até 12% a conversão alimentar do animal, facilitando a transformação do alimento em energia. Consequentemente, o ganho de peso é otimizado, diz o administrador. Com a técnica, a expectativa é de que os animais sejam terminados este ano com uma média de 22 arrobas, ante 19 arrobas registradas no ano passado.

Como alternativa para potencializar o uso do milho, a fazenda reforçou a alimentação do rebanho com grão úmido que aumenta a digestibilidade do gado em até 12%, segundo o administrador. Esta técnica deve aumentar o peso do gado e a expectativa é que os animais sejam terminados este com uma média de 22 arrobas, ante 19 arrobas registradas no ano passado.

Para Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, o preço do milho é um dos principais entraves para a pecuária este ano e deve reduzir a oferta de animais para o abate no segundo semestre deste ano. Ele afirma que a alternativa para pecuaristas manterem suas margens é apostar no uso de tecnologias.

(*A repórter viaja a convite do Rally da Pecuária)

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário