Exportação de carne bovina avança no Pará e anima pecuarista

São Félix do Xingu, 20/05/2016 – As exportações de carne bovina pelo Pará estão avançando acima da média do País, o que anima criadores de gado da região. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Serviços, compilados pela Agroconsult, de janeiro a abril deste ano o Estado embarcou 33.999 de toneladas equivalentes carcaça (TEC) de carne bovina, o que representa um aumento de 59,3% em relação ao mesmo período do ano passado. A média brasileira no período subiu 13,5%, na mesma base de comparação.

Ao mesmo tempo, o Estado está retomando o embarque de gado em pé pelo Porto de Vila do Conde, em Barcarena. No ano passado, as operações em parte do porto foram suspensas após o naufrágio de uma embarcação que carregava 5 mil bois vivos da empresa Minerva Foods. “Aos poucos esta exportação está retomando ritmo e há procura de gado para este tipo de embarque”, afirmou o diretor do Grupo Rio Vermelho, Luiz Roberto Hernandes, ao Broadcast Agro, que participa da Equipe 6 do Rally da Pecuária.

Além da abertura de novos mercados, como a China, que impulsionou os embarques, as exportações também estão sendo puxadas pelos investimentos na infraestrutura de outros portos do Norte, que facilitam o escoamento do produto.

(Camila Turtelli*)

(*A repórter viaja a convite do Rally da Pecuária)

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário