A Equipe 7 do Rally da Pecuária chega a Rondônia neste domingo (05/06), onde percorrerá propriedades rurais com o objetivo de avaliar áreas de pastagens e realizar entrevistas com produtores. Depois, a equipe segue para Rio Branco, no Acre. Até o momento, a expedição percorreu mais de 51,6 mil quilômetros, visitou 135 fazendas e fez a amostragem de 239 pastos no total. Desde o dia 11 de abril, o Rally já passou pelos estados do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins e Pará.
Em Ji Paraná, o Rally realizará na 2ª feira, dia 6/06, às 19h, na Associação Rural de Rondônia, evento técnico gratuito para pecuaristas da região, com palestra de Maurício Palma Nogueira, coordenador do Rally da Pecuária e sócio da Agroconsult, sobre mercado, perspectivas e resultados esperados por nível de produção para cria, recria, engorda, ciclo completo e confinamento (veja local e inscrição pelo link abaixo). Além dele, representantes dos patrocinadores da expedição – Banco do Brasil, Fertilizantes Heringer, Phibro Animal Health, Merial, Dow AgroSciences e BM&FBOVESPA – abordarão temas que impactam nos resultados da pecuária de corte, como: importância e resultados com a melhoria da estratégia nutricional do rebanho; programas adaptados para melhorar a sanidade; correção, adubação e aumento da produtividade das pastagens; importância do controle de invasoras e pragas; garantia das margens com ferramentas de comercialização; estratégias financeiras e oportunidades de linha de crédito.
Na equipe 6, que avaliou as regiões de Xinguara, São Félix do Xingu e Redenção (PA) e também Vila Rica, Querência e Sinop (MT), os produtores destacaram problemas com a seca e a redução da qualidade de pastagens. “Essa situação que normalmente caracteriza os meses de julho e agosto, este ano se antecipou para maio. No Pará, muitos produtores relataram falta de água para produção do capim e para o consumo dos animais”, observa Nogueira.
No campo, os técnicos da Equipe 7 do Rally conduzirão entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores para levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total de cabeças de gado, estratégias nutricionais, confinamento, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade do rebanho, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais, realizando levantamento completo, in loco, das áreas de cria, recria, engorda e confinamento.
Com o intuito de gerar conhecimento e criar parâmetros que possibilitem aos pecuaristas ter mais eficiência e preservar a renda dos próximos anos, o Rally fará entrevistas com produtores e ampliará a pesquisa com consultores independentes e os alocados em empresas de insumos, técnicos e pesquisadores. “Assim como fazemos com produtores, nosso relatório será oferecido a esse público como contrapartida pelo apoio no preenchimento de questionário”, diz Nogueira.
O relatório para os técnicos e produtores trará uma novidade esse ano: a comparação dos índices médios de produtividade da parcela com melhor desempenho com a média geral. Para garantir essa análise, será necessário repetir o desempenho de 2015, quando 700 produtores preencheram o questionário, que estará disponível também no www.rallydapecuaria.com.br. Uma nova metodologia que busca melhorar a qualidade das informações sobre a pecuária de corte brasileira também estará em campo, com visitas a cerca de 150 propriedades e pesquisas específicas. Nas pastagens, o foco será avaliar o índice de degradação e historiar o manejo nos últimos anos.
Realizada pela Agroconsult, a expedição é patrocinada por Banco do Brasil, Dow AgroSciences, Fertilizantes Heringer, Merial, Phibro Animal Health e Volkswagen, com apoio nacional da BM&FBOVESPA e DSM/Tortuga. Apoio institucional: Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon), Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável (GTPS), 3rlab (laboratório de análises bromatológicas). O trabalho das equipes e o roteiro completo da expedição poderão ser acompanhados pelo site www.rallydapecuaria.com.br, com informações atualizadas diariamente pelo www.twitter.com/RallydaPecuaria e www.facebook.com/rallydapecuaria
EVENTO – Ji Paraná/RO
Data/ horário: 06/06/2016, às 19h
Local: Associação Rural de Rondônia
Endereço: Rua Governador Jorge Teixeira, nº 2335 – Nova Brasília
Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/evento/06-06-evento-rally-ji-paran-ro