Deverá percorrer 60 mil quilômetros e quer levar conhecimento a pecuaristas, balconistas e funcionários das fazendas
Partiu. E com muito fôlego. A 3ª edição da Caravana da Produtividade, organizada pela Boehringer Ingelheim Saúde Animal, partiu hoje de São Paulo e deverá percorrer mais de 60 mil quilômetros por 13 Estados brasileiros até o dia 8 de novembro próximo. São 4 roteiros e a proposta é levar informações essenciais para 5.000 pecuaristas, e a 900 balconistas de lojas revendedoras e 800 funcionários das fazendas percorridas.
“São informações importantes sobre o rebanho, incluindo manejo sanitário, prevenção de doenças parasitárias, além de novas tecnologias”, explica Pedro Bacco, diretor da unidade de negócios de grandes animais da Boehringer. Segundo ele, o foco central é discutir a produtividade a fim de garantir resultados econômicos satisfatórios na atividade pecuária.
E este ano tem novidades: é que pessoal do leite também foi contemplado. A Caravana vai conversar com os pecuaristas nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, de longe os maiores produtores.
Pedro Bacco considera fundamental a informação para as fazendas conseguirem cumprir seus objetivos. É que a modernização chegou, e as exigências, sejas econômicas ou ambientais, e também da parte do consumidor, mudou o perfil do campo brasileiro. No caso da carne bovina, por exemplo, o Brasil está na ponta entre os maiores exportadores.
O executivo adiantou que os técnicos irão acentuar a importância da sanidade. Nesse sentido, no caso do leite, as palestras e debates vão priorizar o combate à mastite e, no corte, a prioridade será a maneira correta de vacinar o gado contra a febre aftosa.
Em 2016, eu participei de visita da caravana a uma fazenda do interior de São Paulo. Realmente, era grande o número e o interesse de produtores e funcionários nas conversas.
Por sinal, tem crescido bastante no Brasil nos últimos anos a presença de comitivas de especialistas às propriedades, interagindo com os pecuaristas e transmitindo dicas e informações decisivas sobre genética, manejo, bem estar animal, gestão, mercado e outros temas.
Como o Rally da Pecuária, encerrado há cerca de 15 dias em sua versão 2017. “A iniciativa privada faz – e bem – o que o Estado deveria estar fazendo”, diz Maurício Nogueira, da Agroconsult, que organiza o Rally da Pecuária e que é um entusiasta dessas incursões que transmitem conhecimento e interagem com o público. A Agroconsult dá uma força à Caravana da Produtividade.
Fonte da Notícia
Globo Rural