Rally da Pecuária 2018 avalia regiões Noroeste e Norte de Goiás

Expedição técnica visitará propriedades e realizará evento gratuito para produtores rurais em Goiânia, na FAEG

O Rally da Pecuária 2018, maior expedição técnica privada do Brasil com foco na avaliação das condições da bovinocultura e das pastagens,avaliará, durante a próxima semana, as regiões Noroeste e Norte de Goiás. Os técnicos chegam hoje a Goiânia (30/07) e realizam evento técnico gratuito para produtores e profissionais do setor na FAEG (Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás), às 18h. Amanhã (31/07), a equipe seguirá para a realização de trabalhos de campo e visitas aos produtores das regiões de Araguapaz, Nova Crixás e Porangatu.  A expedição finaliza essa etapa no Tocantins, nos municípios de Gurupi e Palmas.

Um dos temas mais discutidos pela equipe do Rally da Pecuária é a concentração dos produtores e a consequente tendência dos preços se ajustarem à realidade das fazendas mais produtivas e, consequentemente, mais competitivas. Na média de todas as regiões, os produtores entrevistados pelo Rally da Pecuária, com produtividades acima de 18 arrobas/hectare/ano, somam 19% e vendem 49% do total daquela amostra. “Em Goiás, essa concentração é ainda maior. Os mesmos 19% dos produtores respondem por 66% das vendas, o que evidencia uma exigência maior para o pecuarista que opera no estado”, ressalta Maurício Palma Nogueira, diretor da Athenagro e coordenador do Rally da Pecuária.  

As diferentes estratégias para lidar com os principais problemas da pecuária, discutidas durante a expedição, são frutos de entrevistas e da compilação da experiência dos produtores de cada região visitada. “O objetivo do Rally não é levar informações técnicas de outras regiões para determinados estados. O conhecimento técnico está lá entre os produtores, técnicos e profissionais das empresas que nos patrocinam. O que levamos são análises de mercado e conjunturais, além das análises obtidas nas edições anteriores. Esse é o propósito do Rally”, destaca Nogueira.

ROTEIRO

O Rally da Pecuáriapercorrerá em 2018 cerca de 60 mil quilômetros nos principais pólos pecuários do Brasil.As equipes realizarão 12 eventos com pecuaristas e profissionais do mercado com o tema “Planejamento e foco em ambientes turbulentos”, com foco nas estratégias que definirão a permanência dos pecuaristas no setor nos próximos anos. Estão previstas ainda outras 18 oficinas da produtividade, encontros e debates com produtores e técnicos ao longo do trajeto.

A expedição vai a campo entre os dias 18 de junho e 1 de setembro com 7 equipes técnicas que visitarão 11 Estados – Rio Grande do Sul, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Pará, Mato Grosso, Rondônia e Acre.  Entre os dias 1 e 19 de setembro, a equipe técnica finalizará as análises dos dados obtidos em campo, que irão compor os relatórios distribuídos ao setor.

O Rally da Pecuária, organizado pela Athenagro e Agroconsult, é patrocinado por CortevaAgriscience™ – Divisão Agrícola da DowDuPont, JBS, OCP, Ourofino Saúde Animal, Phibro Animal Health, Santander e Amarok / Volkswagen, com apoio do GTPS (Grupo de Trabalho da Pecuária Sustentável), Agrosatélite, Webmotors, FIESP (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo), ABIEC (Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes), GBP (Grupo Pecuária Brasil), CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), SRB (Sociedade Rural Brasileira) e Abag (Associação Brasileira do Agronegócio).

Palestra: “Planejamento e foco em ambientes turbulentos”

Data: 30 de julho, 18h

Local:FAEG – Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás

Endereço:Rua 87, nº 708, Setor Sul – Goiânia

Inscrições: http://www.rallydapecuaria.com.br/rally/2018

EQUIPE 04
30/07/2018segunda-feiraGOIÂNIAGOEVENTO
31/07/2018terça-feiraARAGUAPAZGO 
01/08/2018quarta-feiraNOVA CRIXÁSGO 
02/08/2018quinta-feiraPORANGATUGO 
03/08/2018sexta-feiraGURUPITOEVENTO
04/08/2018sábadoPALMASTODispersão

Informações à Imprensa:

Ana Carolina Silveira / Angela Gusikuda

(19) 3305-2887/(19)9 9791-8261

carol@carolsilveira.com.br ; angela@carolsilveira.com.br

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário