Lívia Andrade – Caderno Agro – Jornal O Estado de S. Paulo
O jornalismo é a principal arma para colocar luz na realidade dos fatos, mesmo diante de tanta desinformação. Sabemos que o bom jornalismo se aprofunda nas informações sem se preocupar com a chamada “patrulha” da narrativa.
Com o espírito sério de quem checa dados, faz entrevistas e busca entender o que é real e o que é fake news, o Rally da Pecuária busca reconhecer o trabalho comprometido com a ética da jornalista Lívia Andrade, do Caderno Agro do jornal O Estado de São Paulo.
Natural de Mogi Guaçu, no interior paulista, é filha e neta de produtor. É formada em Jornalismo na Unesp, de Bauru, e escreve sobre o agronegócio desde 2004. Livia ingressou no universo agro do jornalismo quando o assunto passou a ganhar importância na Editora Três, que idealizou a revista Dinheiro Rural.
Livia produziu neste ano, para o Caderno Agro do Estadão, a reportagem “Pecuária bovina na berlinda”, sobre o estudo apresentado no Fórum de Davos que atrela a criação de gado a problemas ambientais e de saúde pública e sugere a substituição da carne por proteínas alternativas.
Na reportagem, ela destacou que os dados apresentados no Fórum, e amplamente difundidos pela imprensa brasileira, não condizem com a realidade da produção pecuária. Lívia entrevistou especialistas e pesquisadores especializados na produção tropical, fornecendo parâmetros para que a população leiga no tema compreendesse melhor a dinâmica do carbono nas pastagens.
Pelo trabalho que vem desenvolvendo, sempre com respeito à agropecuária brasileira, concedemos o Prêmio Régis Alimandro de Jornalismo à jornalista Lívia Andrade.
Fonte da Notícia
Athenagro