Sobre o projeto

O Rally da Pecuária® é a maior expedição técnica privada dedicada a aprofundar conhecimento quanto à pecuária nacional. Anualmente a expedição percorre as principais regiões produtoras do país, com o objetivo de interagir com os pecuaristas e avaliar as condições das pastagens a campo.

 

A interação com os pecuaristas e técnicos de campo é baseada na troca de informações. O Rally da Pecuária apresenta análises, tendências e conclusões obtidas a partir dos dados de campo e, em troca, os produtores preenchem os questionários ou respondem às entrevistas.

 

O Rally da Pecuária é realizado anualmente entre os meses do segundo e terceiro trimestre. Durante o percurso, previamente planejado para cada equipe, os técnicos da expedição visitam, aleatoriamente, propriedades agrícolas e conduzem entrevistas qualitativas e quantitativas com produtores pecuaristas.

 

As entrevistas possuem o objetivo de levantar, entre outros dados, áreas de pastagem e de agricultura em cada propriedade, total do rebanho, estratégias nutricionais, índices de fertilidade, natalidade e mortalidade, manejo da sanidade e da reprodução, uso de insumos tecnológicos nas pastagens (defensivos, corretivos e fertilizantes) e comercialização de animais. São avaliadas fazendas de cria, recria, engorda, confinamento e as diversas combinações de atividades.

 

Essas informações coletadas integram uma completa e extensa base de dados, utilizada para compor análises de mercado e embasar estudos sobre as atuais condições e perspectivas para a bovinocultura do país.

 

A relação entre o uso de tecnologia, aumento de produtividade e o impacto na rentabilidade das fazendas são os principais temas abordados nos eventos promovidos pelo Rally da Pecuária, ao longo da expedição.

 

Os dados de campo, entrevistas e pesquisas online ajudam a traçar tendências tecnológicas e diagnosticar os maiores desafios da pecuária nacional. Além das palestras durante a expedição, as informações ficam disponíveis para download gratuito para que os produtores possam ganhar eficiência e aumentar sua competividade.

 

O Rally da Pecuária, com apoio dos patrocinadores que acreditam e apostam no projeto, prima pela democratização das informações de campo. Todas as análises importantes aos produtores são devolvidas, anualmente, àqueles que preenchem o questionário e contribuem com a ampliação da base de conhecimento da pecuária.