< Voltar para notícias

Prêmio “Gustavo Camarotti” – Jovem Talento da Pecuária 2019

José Rodrigues Ferreira Neto, engenheiro agrônomo, sócio-proprietário da Agroplan Assessoria Rural e um dos gestores da fazenda Santa Maria

Com a pecuária no DNA, o engenheiro agrônomo José Neto é filho, neto e bisneto de pecuaristas. Começou na atividade aos 15 anos junto com o avô que buscava sempre aprimorar e levar tecnologia à Fazenda Santa Maria, em Iturama, no Triângulo Mineiro.

Com o falecimento do avô, a propriedade passou para a avó e José Neto assumiu 100% da gestão aos 24 anos.

Até 2011, a propriedade adotava o ciclo completo com cria, recria e engorda dos animais próprios e também de parceria.

José Neto decidiu então focar na estação de monta com 40% de cruzamento com raças zebuínas e 60% no cruzamento industrial com angus (F1). Nesse período também decidiu encerrar o gado de parceria e levou as fêmeas das cruzas com angus para o abate. Por seis anos, o sistema de ciclo completo foi utilizado na fazenda, abatendo fêmeas jovens com 16 meses e 15 arrobas e os machos com 20 meses e 20 arrobas.

No ano passado, a prima de José Neto e médica veterinária Sara Castro assumiu também a fazenda e passou a ser sócia na empresa de consultoria e assessoria Agroplan, que atua em 14 propriedades em Minas Gerais. Em 2018, a Santa Maria passou por mudanças com a venda de 50% dos bezerros e engorda dos outros 50%, levando 100% das fêmeas de cruzamento industrial ao abate. As zebuínas voltaram à reprodução.  Em 2019, novas mudanças: os sócios venderam 100% dos machos e seguraram 100% das fêmeas F1 e zebuínas, sempre voltadas à reprodução. O tricross é feito com as F1.

A meta é chegar a um bezerro desmamado por hectare até 2021, com intensificação da cria. O rebanho hoje, sem nascimento, é de 250 vacas e 140 novilhas para entrar em estação de monta, além de 250 vacas que estão prenhas e começarão a parir em breve – chegando a um total de 650 cabeças. 

Para receber o Prêmio Gustavo Camarotti: Jovem Talento na Pecuária, convido José Rodrigues Ferreira Neto, engenheiro agrônomo, sócio-proprietário da Agroplan Assessoria Rural e um dos gestores da Fazenda Santa Maria.

 

Fonte da Notícia
Athenagro