< Voltar para notícias

Prêmio Destaque na Pecuária 2019

Fabiano Tavares, zootecnista e gestor da Fazenda Pontal, em Itapirapuã (GO)

Há 20 anos o zootecnista Fabiano Tavares começou a administrar uma herança recebida pela esposa Talita Tavares, a Fazenda Pontal, em Itapirapuã, a 200 quilômetros de Goiânia, quando era diretor para América Latina de uma empresa americana de nutrição animal.

Na mesma época mantinha investimentos no ramo imobiliário. Ao comparar a rentabilidade da pecuária com a imobiliária, percebeu uma diferença significativa. Decidiu então substituir o sistema extensivo, utilizado pela maioria das propriedades no Brasil na época, pelo intensivo, buscando melhorar a rentabilidade.

Implantou o confinamento, fez adaptações como cobertura de cocho e construiu uma fábrica coberta de ração para intensificar o ano inteiro diluir os custos fixos. Iniciou assim a busca constante da eficiência, adotando ferramentas como compras antecipadas e por contratos e armazenamento de grãos, softwares de gestão etc.

Hoje mantém recria e engorda intensiva o ano inteiro, com alimentação dos animais baseada em ração produzida na fábrica de 4.500 metros quadrados, independente da qualidade e da quantidade do pasto. O rebanho estático é 3 mil animais, com abate anual de 10 mil. A área utilizável da Fazenda Pontal alcança 360 hectares, já descontadas reservas e áreas de proteção.

Anualmente, toda a área de pastagem é conduzida com fertilizações, controle de invasoras e manejo de pastejo, o que garante melhor aproveitamento da área. 

Com a experiência adquirida como gestor na propriedade, Fabiano reuniu produtores com perfil de produção semelhante ao seu para uma negociação conjunta. Assumiu assim a responsabilidade de negociar com frigoríficos cerca de 30 mil animais bem acabados e em produção o ano inteiro, com bons resultados. Também passou a orientar o uso, em conjunto, das ferramentas disponíveis no mercado com travas futuras, utilizando a B3 para comprar e vender seguros bem como contratos de bois e grãos, na medida que o mercado se mostra favorável a elas. 

Pelo trabalho realizado na Fazenda Pontal, convidamos o senhor Fabiano Tavares para receber a homenagem Destaque na Pecuária do Rally da Pecuária 2019.

 

Fonte da Notícia
Athenagro